-
Arquitetos: SAI Architectural Design Office
- Área: 114 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Norihito Yamauchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área residencial, em um terreno estreito com uma fachada frontal de 5,6 m e com profundidade de 23,7 m. Os clientes são um casal de 30 anos com dois filhos e sua exigência é uma casa sustentável em meio a vegetação.
Uma casa que parece verde não é uma casa onde o verde pode ser visto de qualquer lugar, mas um lugar onde os moradores usam ativamente o espaço externo crescendo junto ao verde. Por exemplo, poder tirar uma soneca debaixo de uma árvore, tocar em uma folha, plantar uma nova árvore ou flor, passar algum tempo sentindo diretamente o vento e o cheiro da vegetação mesmo estando no meio da cidade.
Portanto, situamos uma edificação ao norte e outra ao sul, criando dois espaços que transformamos em jardins. No jardim que divide os dois volumes, decidimos colocar um telhado que resista à chuva e, assim, o espaço seja usado como um outro cômodo. Este ambiente no jardim, estando localizado no centro da casa, funciona como um espaço multifuncional que os residentes podem usar livremente como um jardim seco.
É um lugar que aceita diferentes tipos de clima, alterações no uso de acordo com o tempo, que pode ser usado para eventos ao ar livre e até aceita mudanças no estilo de vida dos moradores. Além disso, ao oferecer grandes aberturas, muita luz natural entra no interior da casa e há uma ventilação muito boa, apesar de ser um volume longo e estreito. Além disso, posicionando um jardim seco entre a sala de jantar e a sala de estar, ele também pode ser usado diariamente permitindo que se viva entre a vegetação.
Espera-se com esse projeto que, mesmo em uma área limitada, o jardim seco se torne uma área para passar tempo e um espaço para uso diversificado de acordo com as necessidades dos moradores.